top of page
Foto do escritorArtes que Falam PE

Alimentação correta ajuda na terapia


Dentre as medidas que favorecem o resultado positivo da terapia na criança com TEA, a alimentação é uma delas.

Entenda como funciona para cada tipo de criança autista.


- Mais seletivos


Se você é papai ou mamãe de uma criança autista e nota que seu filho recusa muitos alimentos, não se assuste. Por manterem padrões de comportamento restritos e repetitivos é comum que eles também sejam comedores seletivos. Algumas crianças chegam a ter dificuldades em completar a transição alimentar que vai da papinha, do suco até à alimentação com a família.


- Ambiente calmo e assuntos agradáveis


É comum que os pequenos com autismo tenham momentos de maior agitação e isso pode também acontecer na hora do papá, o que pode acabar prejudicando a refeição. Por isso é importante garantir muita calma para esse momento. Deixe o ambiente agradável, evite distrações como televisão ou música altas (som, apenas ambiente e em volume baixo).


- Participação no preparo


É importante que as crianças tenham uma familiaridade com o alimento para se sentirem atraídas por ele, e chamar o seu pequeno para ajudar você na hora do preparo da refeição pode ajudar nisso. O simples fato do filhote pegar o ingrediente e sentir seu cheiro já faz parte de uma aproximação significativa, mesmo que naquele momento ele não queira consumi-lo.


- Apresentando os ingredientes


O tratamento da seletividade alimentar inclui a apresentação dos alimentos para as crianças. Mostrar de forma divertida e cuidadosa frutas e legumes pode ajudar muito! Vale lembrar que no caso das crianças com autismo, a rejeição pode ser por controles diferentes como cor ou cheiro, por exemplo.


- Controle do peso


Existem dois fatores que podem contribuir para que as crianças com autismo tenham excesso de peso. Um deles é o fato de que alguns pequenos com TEA têm compulsão alimentar, o que faz com que eles comam excessivamente e sem controle. Em outros casos, por conta da seletividade alimentar, o ganho de peso é consequência do consumo exclusivo dos alimentos preferidos, que muitas vezes são industrializados como bolachas recheadas, salgadinhos, preparações fritas e outros alimentos de alto valor calórico. O ideal é buscar ajuda médica para a compulsão alimentar e sempre procurar oferecer opções mais saudáveis e não menos gostosas.


- Alimentos adequados


Feijão, quinoa, arroz integral e uma frutinha de sobremesa. Para o aperitivo o pequeno opta toda vez pelas mesmas bolachas e biscoitos. E para reduzir o consumo de industrializados pelo filhote.


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page